A Odisseia (Homero)



Colégio: Objetivo de Catalão
Alunos: Adair Júnior, Hugo, Luís Paulo, Maury, Murillo Pires, Thomás, Victor Augusto.

Série: 1º ano
Título: A Odisseia
Autor: Homero

A Odisseia ocorreu no período homérico, época da formação das cidades-estado, no século XII ao VIII a.C. e seu conhecimento está nas interpretações das lendas que encontramos nos dois poemas épicos que foram atribuídos a Homero.

O livro nos relata a saída e, de maneira particular, o retorno do guerreiro Odisseu à ilha grega de Ítaca que se localiza na costa Ocidental da Grécia. Odisseu sobrevive na guerra e ao seu término, caminha até o deus do mar Poseidon que por sua vez quis ser fraterno para ajudar Odisseu, mas ele com sua prepotência diz: “eu venci a guerra sozinho e não precisei do teu poder”. Furioso, o deus do mar afirmou que ele não voltaria para casa. Reportando para os nossos dias atuais, podemos perceber que essa situação é real, porque se uma pessoa for melhor do que a outra, isso já é motivo de vingança e destruição. Odisseu enfrenta muitas dificuldades para retornar a ilha de Ítaca, tendo que enfrentar diversos deuses e monstros mitológicos.

Após superar muitas barreiras ele chega à ilha, no tempo combinado com Penélope, que se não chegasse até o dia que nascesse a primeira barba em Telêmaco ela poderia se casar.

Na chegada Odisseu encontra com seu filho que não o reconheceu no primeiro momento. Odisseu vai até sua casa, onde estavam reunidos os homens que queriam tomar posse do seu reinado e entra da disputa para ver quem consegue atirar com os arcos as flechas e passar por todos os buracos. Com isso, Odisseu toma o arco nas mãos e acerta o alvo, passando por todos os buracos da flecha e continua com seu reinado nas mãos, juntamente com sua amada Penélope.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

 
l