Comédias da vida privada (Luís Fernando Veríssimo)


Colégio: Objetivo de Catalão
Alunos: Arminda, Jéssica Cristina, Luandrey, Reginaldo e Rita
Série: 2º e 3º EM.

Livro: Comédias da vida privada.
Autor: Luís Fernando Veríssimo.

O livro trata de questões muito comuns que todos vivemos em nosso dia-a-dia: mentiras, traições, brigas de casais, romances mal sucedidos, e até mesmo sobre o trânsito.São temas relacionados diretamente com o leitor, afinal, quem nunca foi “pego na mentira”? Os temas atraem e convidam à boa leitura. Luís Fernando Veríssimo é, com certeza, um dos maiores cronistas de todos os tempos. O livro foi, inclusive, adaptado para uma série de televisão pela Rede Globo, na década de 1990.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...


O pequeno príncipe (Antoine de Saint Exupéry)



Colégio: Objetivo de Catalão

Alunos: Bruna, Bruno, Denise, Emiliana, Julie, Manuel Neto, Patrícia, Pedro Paulo e Rhayanne
Série: 1º e 2º E.M.

Título: O pequeno príncipe
Autor: Antoine de Saint Exupéry

Trata-se de uma parábola escrita por Antoine d'Saint Exupéry, que embora seja um livro aparentemente infantil, deve ser lido por todos os adultos, para que encontrem o principezinho recôndito em seus corações, vejam as coisas com a pureza intrínseca das crianças e construam, assim, um mundo melhor, mais cheio de luz ... Além do que, como diria o próprio autor, 'TODAS as pessoas grandes foram um dia crianças, mas POUCAS se lembram disso..! :)

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...


Feliz ano velho (Marcelo Rubens Paiva)




Colégio: Alpha COC
Alunos: Anna Flávia, Brunna, Carolina, Higor, Luana, Luíza, Murilo, Túlio e Vittória
Série: 2º ano

Título: Feliz ano velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva

Pode uma pessoa, numa cadeira de rodas, estar mais inteira do que nunca? Uma sinopse careta, do tipo "o livro conta o processo de recuperação e as lembranças de um rapaz que ficou paraplégico aos 20 anos de idade" é uma verdadeira covardia com o leitor desavisado que se depara com Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva - um dos maiores best-sellers dos anos 80.

O texto franco, direto, escrito com grandes doses de carisma e, por que não, bom humor, não se limita a lamentar a má sorte de um rapaz que deu um mergulho em um lago raso e partiu a coluna vertebral. Na verdade, Feliz Ano Velho mostra toda a inquietação de um jovem que viveu plenamente, como se cada minuto de sua vida como se fosse o último.

A maneira sincera com que Marcelo lembra de seus namoros e casinhos, admitindo momentos de fraqueza - como a vez que broxou - e grandes conquistas como o dia em que mexeu o braço pela primeira vez ou o carinho dos inúmeros amigos (muitos mesmo) que acompanharam sua recuperação tornam a experiência de vida deste rapaz - ele ainda teve o pai, o deputado federal Rubens Beyrodt Paiva assassinado durante a ditadura - uma verdadeira lição de que a vida é boa pra caralho.

Marcelo opta, conscientemente, por um texto maduro em que fala das suas experiências sem cair na pieguice de livros de auto-ajuda, sem querer dar uma de mocinho, de pobre coitado. Como ele mesmo disse um ano após o acidente. "Meu futuro é uma quantidade infinita de incertezas. Não sei como vou estar fisicamente, não sei como irei ganhar a vida e não estou a fim de passar nenhuma lição. Não quero que as pessoas me encarem como um rapaz que apesar de tudo passa muita força. Não sou modelo para nada. Não sou herói, sou apenas uma vítima do destino, dentre milhões de destinos que nós não escolhemos. Aconteceu comigo. Injustamente, mas aconteceu. É foda, mas que jeito..."

Fonte: http://www.mood.com.br/literatura/9.asp

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) / Slash



Colégio: Objetivo de Catalão

Alunos: Alexandre, Ariel, Guilherme Faria, Higor e Juan.
Série: 2º E.M.
Títulos: Memórias Póstumas de Brás Cubas / Slash
Autores: Machado de Assis / Slash com Anthony Bozza

Vivemos em um mundo onde dizemos que não temos tempo para nada, tempo nenhum para leitura, tempo nenhum para viver. Convenhamos que a sedutora e quadrada televisão e que a flexível e provocante Internet não nos deixa LER.
Seis jovens, por acaso, (ou por forças cósmicas transcedentais) leram a autobiografia do Slash (ex-Guns N´Roses) e Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis; após isso, jamais foram os mesmos, experimentaram as pitorescas aventuras de uma vida bem vivida e não querem voltar para a monotonia.
É nesse contexto que construimos o vídeo como forma de alertar todos a importância da leitura que leva qualquer mente a imaginar a frente dos próprios olhos o ambiente construído no livro, o fascinante mundo dos livros.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Ensaio sobre a cegueira (José Saramago)


Colégio: Objetivo de Catalão


Alunos: Camila, Indiara, Letícia, Mariana, Matheus, Sabrina e Susana.
Série: 1º E.M.
Título: Ensaio sobre a cegueira
Autor: José Saramago

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O "Ensaio Sobre a Cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: ´uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos´.

Retirado do site: http://www.sinopsedolivro.com/2008/04/ensaio-sobre-cegueira.html , acessado no dia 16 de novembro de 2009.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Orgulho e preconceito (Jane Austen)




Colégio: GVC COC Ituiutaba
Alunos: Bruna Luiza, Bruna Tostes, Carla, Guilherme, Isadora, Jéssica, Raphael.
Série: 2º ano.

Título: Orgulho e preconceito
Autor: Jane Austen




Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty - foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai. Quando o sr. Bingley, um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy. Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.




Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

A garota americana (Meg Cabot)



Colégio: GVC COC Ituiutaba
Alunos: Andressa Bernal, Andressa Junqueira, Bruna Junqueira, Gustavo Abrão, LetícianAbramo, Maria Eduarda Nunes, Ricardo Gouveia.
Série: 1º ano.

Título: A garota americana
Autor: Meg Cabot
“A Garota Americana” acompanha o cotidiano de Samantha, uma típica garota americana, que leva uma vida muito parecida com a de tantas outras meninas de sua idade. Até que um dia resolve matar aula de arte e, por acaso, salva o presidente americano de uma tentativa de assassinato. Samantha logo vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ser nomeada embaixadora da ONU, sem saber exatamente o que o cargo significa. Um romance muito inteligente e divertido sobre os problemas, desejos e anseios de uma garota americana, que bem poderia ser uma típica adolescente como muitas que conhecemos.
Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

O pequeno príncipe (Antoine de Saint Exupéry)



Colégio: Objetivo de Catalão


Alunos: Gustavo, Mariana Diaz, Maryanne, Nayara e Rodolpho.
Série: 1º E.M.
Título: O pequeno príncipe
Autor: Antoine de Saint Exupéry
Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes? Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?

O Pequeno Príncipe devolve a casa um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.

(retirado do livro “O Pequeno Príncipe”)

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Harry Potter (J. K. Rowling)



Colégio: Objetivo de Catalão

Alunos: Fernando, Murillo, Paula Rosa, Rafael e Vitor.
Série: 3º E.M.

Título: Harry Potter
Autora: J. K. Rowling
A série Harry Potter conta a história de um menino bruxo que perdeu os pais quando era apenas um bebê, Lord Voldemort, o bruxo das trevas mais temido de todos os tempos os assassinou, e quando foi matar Harry o feitiço voltou contra o feiticeiro. Com o corpo destruído, Voldemort tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo. Todos esses fatos aconteceram por causa de uma profecia que dizia: “Enquanto um viver, o outro não pode sobreviver”, e é por isso que Voldemort tentará acabar com o jovem bruxo a qualquer custo.

Com onze anos de idade, Harry descobre que é um bruxo, e entra na escola de magia e bruxaria, Hogwarts. Lá ele faz os seus melhores amigos, e Voldemort todo ano aterrorizará a vida do garoto.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...


A terra das sombras (Meg Cabot)




Colégio: Objetivo de Catalão
Alunos: Amanda, Ana Luísa, Gabriella Roxo, Guaciumã, Paula Felipe, Sarah e Thays
Série: 1º e 2º E.M.


Título: A Terra das Sombras
Autor: Meg Cabot sob o pseudônimo de Jenny Carrol.

Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz.
É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para a Califórnia. Além de ir morar numa casa assombrada por um fantasma jovem, bondoso e bonitão, sua escola sofre com a presença maligna de uma adolescente que se matou ao ser desprezada pelo namorado e que agora busca vingança.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Marley e eu (John Grogan)




Colégio: GVC COC Ituiutaba
Alunos: Laura Andrade, José Filho, Marco Túlio, Mariana Espir, Luiza, Gabriel Modesto, Helena Abrão.
Série: 1º ano.

Título: Marley e eu
Autor: John Grogan




     John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos.
      Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranqüilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.



Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

A infância acabou (Renato Tapajós)



Colégio: Objetivo de Catalão
Alunos: Glauber, Ludielly, Murilo e Thuanny
Série: 1º ano

Título: A infância acabou
Autor:Renato Tapajós

A infância acabou é uma história emocionante de um rapaz chamado Marcos, tudo ia bem até que seu pai perdeu o emprego o dinheiro estava diminuindo, e sua familia começou a se desestruturar. Mas há um lado bom, pois Marcos tem um grande amigo chamado Pedro que o ajuda muito nessa fase difícil da sua vida. A história de Marcos acontece na periferia, onde existe um grande fornecimento de drogas, mas há também cantores de rap, música boa que embala os adolescentes. A infância acabou é um livro que proporciona ao leitor uma história bastante interessante e fala que Marcos em meio de conflitos, descobertas, primeiro amor e outros sentimentos. Nessa narrativa, ele vai perceber que já é hora de amadurecer e construir o seu próprio destino.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

A Odisseia (Homero)



Colégio: Objetivo de Catalão
Alunos: Adair Júnior, Hugo, Luís Paulo, Maury, Murillo Pires, Thomás, Victor Augusto.

Série: 1º ano
Título: A Odisseia
Autor: Homero

A Odisseia ocorreu no período homérico, época da formação das cidades-estado, no século XII ao VIII a.C. e seu conhecimento está nas interpretações das lendas que encontramos nos dois poemas épicos que foram atribuídos a Homero.

O livro nos relata a saída e, de maneira particular, o retorno do guerreiro Odisseu à ilha grega de Ítaca que se localiza na costa Ocidental da Grécia. Odisseu sobrevive na guerra e ao seu término, caminha até o deus do mar Poseidon que por sua vez quis ser fraterno para ajudar Odisseu, mas ele com sua prepotência diz: “eu venci a guerra sozinho e não precisei do teu poder”. Furioso, o deus do mar afirmou que ele não voltaria para casa. Reportando para os nossos dias atuais, podemos perceber que essa situação é real, porque se uma pessoa for melhor do que a outra, isso já é motivo de vingança e destruição. Odisseu enfrenta muitas dificuldades para retornar a ilha de Ítaca, tendo que enfrentar diversos deuses e monstros mitológicos.

Após superar muitas barreiras ele chega à ilha, no tempo combinado com Penélope, que se não chegasse até o dia que nascesse a primeira barba em Telêmaco ela poderia se casar.

Na chegada Odisseu encontra com seu filho que não o reconheceu no primeiro momento. Odisseu vai até sua casa, onde estavam reunidos os homens que queriam tomar posse do seu reinado e entra da disputa para ver quem consegue atirar com os arcos as flechas e passar por todos os buracos. Com isso, Odisseu toma o arco nas mãos e acerta o alvo, passando por todos os buracos da flecha e continua com seu reinado nas mãos, juntamente com sua amada Penélope.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

A cabana (William P. Young)



Colégio: Objetivo Catalão
Alunos: Juliana e Rumayana
Série: 3º ano
Título: A cabana
Autora: William P. Young


Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Após quatro anos, vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da filha, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.
Apesar de desconfiado, ele vai ao local numa tarde de inverno, mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre, tendo todas as mais temíveis e curiosas perguntas que todos nós fazemos.
Ele sofre uma acidente ao voltar da cabana, perdendo parte da memória e não sabendo ao certo se foi mesmo um sonho toda aquela experiência ou não.
Mas Nan e Mack vão à cabana frequentemente. E a fé deles foi totalmente fortalecida.

Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

O primo Basílio (Eça de Queiroz)



Colégio: GVC COC
Alunos: André, Luan, Pedro Gonçalves, Guilherme, Weverton
Série: 1º ano

Título: O Primo Basílio
Autora: Eça de Queiroz


Primeiro grande êxito literário de Eça de Queirós, este romance é marcado por uma análise minuciosa da sociedade de seu tempo. O autor usou da ironia, da linguagem coloquial e direta e, principalmente, do olhar atento sobre o cotidiano para revelar a intimidade da vida burguesa. Luísa é casada com Jorge e leva uma vidinha tão segura quanto entediada. O sonho, o romantismo e o desejo são despertados pela chegada do primo Basílio a Lisboa. Ao optar pelo adultério como tema central, a intenção do autor era provocar a discussão. Eça é o grande mestre do romance português moderno e certamente o mais popular entre os escritores do século XIX em Portugal e no Brasil.


Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Crepúsculo (Stephenie Meyer)




Colégio: GVC COC Ituiutaba
Alunos: Alessandra Resende, Fernanda Medeiros, Maria Júlia Izidoro, Thaís Peraro.
Série: 2º ano.

Título: Crepúsculo
Autor: Stephenie Meyer



Crepúsculo (Twilight, em inglês) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a gênese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.



Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

O caçador de pipas (Khaled Hosseini)




Colégio: GVC COC Ituiutaba
Alunos: Gildo Bertoni, Gustavo Abrão, Humberto Campos, Lázaro Ribeiro, Luciano Gouveia e Ricardo Gouveia.
Série: 1º ano.

Título: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini




O Caçador de Pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 70. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.




Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Crepúsculo (Stephenie Meyer)




Colégio: GVC COC
Alunos: Ana Elisa, Antônio Carlos, Bruna Demétrio, Isabela
Série: 1º ano

Título: Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer

Anjos e demônios (Dan Brown)




Colégio: GVC COC Ituiutaba
Alunos: Camila Pavani e Caroline Malta
Série: 1º ano.

Título: Anjos e demônios
Autor: Dan Brown



O professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon é chamado a um dos maiores centros de pesquisa científica do mundo, o CERN para investigar um estranho símbolo marcado a fogo no peito de um cientista suíço. O misterioso assassino consegue matar o cientista e roubar uma das armas mais poderosas da história. Agora, Langdon vai para a Cidade do Vaticano para impedir que a antiga fraternidade dos Illuminati, agora ressurgida, consiga efetuar a sua tão sonhada vingança contra o seu inimigo mais odiado, a Igreja Católica.



Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Maya Fox, A Predestinada (Igino Straffi e Silvia Brena)




Colégio: Alpha COC
Alunos: Danúsia, Eduardo, Fernanda, Jonas, Maria Cecília, Maria Helena, Ohana e Patrícia.
Série: 2º ano.

Título: Maya Fox, A Predestinada
Autores: Igino Straffi e Silvia Brena


O professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon é chamado a um dos maiores centros de Este livro é o começo da saga da personagem Maya Fox, uma menina de 17 anos que vive na movimentada e cheia de opções cidade de Londres; a mesma Londres que guarda seus mistérios. Ela é uma garota normal que não se separa de seu ipod e tem músicas determinantes para cada momento de sua vida, uma menina que prefere ser meio gótica a ser uma patricinha, uma jovem com uma boa amiga e um destino inusitado: ser A Predestinada.

Maya perde o pai aos 14 anos, um pesquisador meio romântico e iludido que tinha em mente descobrir a verdade sobre uma teoria que envolve sequência Fibonacci - já viram esse filme não é caros leitores - e a profecia do povo Maia de que o mundo terá fim em 21/12/2012. A mãe da garota é uma policial psicóloga certinha envolvida em manter na cadeia o serial killer que matara seu marido.

O que isto tem a ver com a juventude de festas e papos no Messeger da jovem Maya?

E porque Maya começa a se tornar tão sensível e a ouvir os mortos?

Os autores acertaram a mão na criação tanto do romance quanto dos personagens de A Predestinada. Incluindo o misterioso garoto Trent com quem a jovem estrela do romance se envolve.

Um livro adorável para o público jovem. Gostoso de ler, com boas sacadas de mistério A La Código Da Vinci, e personagens extremamente ligados em tudo que se refere ao mundo adolescente.




Para comentar esse vídeo, clique no balão ao lado do título da postagem...

Letícia, Objetivo Catalão, 2007-2009

Postado originalmente em 20 de outubro de 2009.

O melhor professor de Literatura!
Bom,o ano está acabando e com ele já começamos a sentir saudades...saudades das aulas de literatura,do professor de literatura..saudade daquele que tornou nossas segundas-feiras mais alegres,saudades daquele que muito mais que um professor,é, foi e será um grande amigo...espero jamais perder o contato com você...pois você ja tem um lugarzinho reservado no meu coração...obrigada por tudo que você fez e ainda faz por todos nós,pelas palavras amigas,por se preucupar qndo alguém não estava bem...por tudo!É isso...o que eu tenho a te dizer é que eu te admiro muito não só como profissional,mais como a pessoal maravilhosa que você é! Muito obrigada por TUDO!!!
Eu adoro você =D

Rhayanne, Objetivo Catalão, 2008-2010

Postado originalmente em 15 de outubro de 2009.

Quase dois anos de saudável convivênciaa , quase dois anos de intenso aprendizadoo .. Você me cativoou , eu te cativeii e assim , aos poucos , o carinho foi emergindoo , a confiança se edificandoo .. Hoje posso dizer , indubitavelmente , que você é mais que um professor , mais que um amigo , é meu ídolo , meu tioo , O CARA !
E hoje , data em que é comemorado o dia dos ‘mestres’ , o SEU dia , a sua rosaa , sua rhaynhaa , sua eternaa conchinhaa , não podiaa deixar de lhe dizeer o quanto é especiaal praa ela e o quanto lhe é grataa por tudo que com você aprendeeu ..
OBRIGADA , ZÉ ! De coraçãoo .. ^^
E parabéns por ser esse profissionaal exemplaar , que com suaa humildade e seu carismaa , cativaa a todos que estão a suaa volta ..
AMO VOCÊ , TIO ! *.*

 
l