POSTAGEM 7: As relações intertextuais em Charges.com

Olá internauta. Faltam 93 dias para o ENEM e essa é a nossa 7ª postagem. Hoje vamos falar sobre um assunto que tem apaarecido bastante nas provas: as relações intertextuais.

Intertextualidade é a relação existente entre dois textos em que um cita o outro, mesmo que de modo passageiro. Quando o autor apenas cita o outro texto, podemos chamar a INTERTEXTUALIDADE de CITAÇÃO, REFERÊNCIA ou ALUSÃO. Mas o autor pode ainda REESCREVER o texto-base. Quando isso acontece, podemos ter uma PARÁFRASE ou uma PARÓDIA. Essas duas últimas são os principais tipos de relações intertextuais na Língua Portuguesa. Aprendamos um pouco mais sobre elas:

PARÓDIA

A paródia é um exemplo de intertextualidade, normalmente faz críticas utilizando o recurso do humor. É muito comum o desejo de expor ao ridículo um determinado ponto de vista. Outras vezes, é mais cáustica e agressiva. Num caso ou no outro, há uma citação explicita de texto utilizado, pois em geral trata-se de texto bastante conhecido da totalidade dos leitores (no caso das fábulas ou canções populares) ou de um segmento deles (quando o texto é dirigido a um determinado público leitor, especialistas, etc).

Abaixo, algumas paródias retiradas do site Charges.com. Para visitá-lo, clique aqui.






PARÁFRASE

Parafrasear consiste em transcrever, com novas palavras, as idéias centrais de um texto. O leitor deverá fazer uma leitura cuidadosa e atenta e, a partir daí, reafirmar e/ou esclarecer o tema central do texto apresentado, acrescentando aspectos relevantes de uma opinião pessoal ou acercando-se de críticas bem fundamentadas. Portanto, a paráfrase repousa sobre o texto-base, condensando-o de maneira direta e imperativa. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. Acrescenta-se o fato de possibilitar um diálogo intertextual, recurso muito utilizado para efeito estético na literatura moderna. Em que a paráfrase mantém o sentido do texto original.

ADAPTADO DE: TERRA, Ernani & NICOLA, José de. Práticas de linguagem: Leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001.

Abaixo, você tem duas charges do impagável Maurício Ricardo, criador do site Charges.com. A primeira foi publicada em 7 de setembro de 2003. Exatamente um ano depois, também em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, foi publicada a segunda. Elas são, ao mesmo tempo, paródia e paráfrase do Hino Nacional Brasileiro.




 
l