Chico Buarque: música, literatura, teatro e cinema. Um artista completo!

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, iniciou sua carreira na década de 1960, destacando-se em 1966, quando venceu, com a canção A Banda, o Festival de Música Popular Brasileira. Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália, tornando-se, ao retornar, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do Brasil. Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.

Casou-se com e separou-se da atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque)

É assim que a Wikipedia nos apresenta esse que é, incontestavelmente, um dos maiores nomes da nossa cultura. Além de uma extensa discografia, que começa no ano de 1966, Chico se destaca também pelos livros, peças e filmes que escreveu. São eles:

Livros:
·
Fazenda Modelo
·
Chapeuzinho Amarelo
·
A bordo do Rui Barbosa (ilustrações de Vallandro Keating)
·
Estorvo (primeiro romance)
·
Benjamim
·
Budapeste
·
Leite Derramado


Peças
• 1967/8: Roda Viva
• 1973: Calabar (co-escrita com Ruy Guerra)
• 1975: Gota d'água
• 1978: Ópera do Malandro
• 1983: O Grande Circo Místico

Filmes
• 1972: Quando o carnaval chegar (co-autor)
• 1983: Para viver um grande amor (co-autor)
• 1985: Ópera do Malandro


Abaixo, você encontra um LivroClip sobre um dos assuntos mais explorados na obra de Chico Buarque: a mulher. E ainda um vídeo de uma de suas mais belas canções: Joana Francesa, com trechos em Português e Francês... Vale a pena conferir. Para conhecer melhor a obra de Chico Buarque, visite seu site do portal UOL , clicando aqui.








 
l