Orkut e Twitter ecoam opiniões na internet

As redes sociais dão mais poder de voz ao consumidor e influenciam na escolha de marcas, produtos e serviços



Quer comprar alguma coisa através da internet e não está seguro sobre a confiabilidade do site de comércio eletrônico ou do produto desejado? Experimente acessar o Orkut. Este site de relacionamento tem sido o meio preferido dos brasileiros para ‘‘botar a boca no trombone’’ e manifestar suas opiniões sobre suas experiências de consumidor.

As comunidades do Orkut abrigam 45,9% dos depoimentos dos internautas brasileiros sobre marcas e produtos. O dado é uma das constatações da pesquisa realizada pela empresa E.Life, especializada na monitoração e análise da comunicação ‘‘boca a boca’’ online sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais e fóruns, entre outros meios na web. Em seu estudo, a E.Life comparou o comportamento da blogosfera no Brasil entre janeiro e abril de 2008 em relação ao mesmo período desse ano.

Segundo a E.Life, o site de microblogs Twitter (www.twitter.com) vem crescendo entre as redes sociais, mas ainda não desbanca o Orkut na blogosfera brasileira quando utilizado para publicação de depoimentos sobre a experiência de compra com produtos e serviços. Em 2008, o Orkut possuía 61,1% da fatia de depoimentos online dos internautas, enquanto o Twitter respondia por 3,8% dessas manifestações envolvendo experiências de compra.

A partir de 2009, houve uma mudança: o Twitter pulou da sexta para a segunda colocação como o serviço mais utilizado nas postagens na internet de depoimentos sobre marcas e produtos, com 23%. Mesmo conquistando espaço, o microblog Twitter não ultrapassou a marca de 45,9% do Orkut, que continua líder no ranking.

A faixa etária do usuário das redes sociais no Brasil é outro dado interessante levantado pelo estudo da E.Life. Grande parte desses usuários são os jovens entre 19 e 25 anos, seguidos pela faixa etária de 26 a 30 anos, que publicam depoimentos nos serviços de mídia gerada pelo consumidor. “Isso nos permite prever que o hábito de leitura e utilização das mídias sociais para decisão de compra de produtos e serviços irá se consolidar nos próximos anos, juntamente com o envelhecimento da população jovem, pioneira no uso das redes sociais”, diz Alessandro Barbosa, principal executivo da E.Life.

Marcas mais citadas

A Microsoft foi a marca mais citada pelos usuários de Twitter no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela E.Life no último mês de maio. Nesse período, a empresa foi citada 4.500 vezes, liderando o ranking com 12% dos comentários. O assunto principal em relação à companhia de software foi o Windows Vista. Depois da Microsoft, o Linux, com 3.915 citações, e a Nokia, com 3.253, foram os nomes que mais motivaram comentários dos usuários da rede Twitter.

MERCADO DA OPINIÃO

Orkut: 45,9%
Twitter: 23,0%
Blogspot: 12,5%
ReclameAqui: 8,9%
Yahoo Resp: 4,2%
Wordpress: 3,0%
YouTube: 1,9%
Flickr: 0,4%
Spaces.live: 0,1%
Fotolog: 0,1%
Fonte: Tecnoguia


 
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