Cleonice Berardinelli: uma Professora com "pê maiúsculo" toma posse na ABL

A professora universitária e escritora Cleonice Berardinelli tomará posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na segunda-feira, dia 5 de abril, às 21h, no Salão Nobre do Petit Trianon, na sede da Academia (Avenida Presidente Wilson, 203).

Eleita no dia 16 de dezembro de 2009, ela sucederá o escritor Antonio Olinto, falecido no dia 17 de setembro do mesmo ano, e será a sexta ocupante da cadeira nº 8. Cleonice nasceu no dia 28 de agosto de 1916 no Rio e será recebida pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco. A imposição do colar caberá ao Acadêmico Antonio Carlos Secchin e a entrega do diploma ao Acadêmico Domício Proença Filho.

Especialista em Luís de Camões e Fernando Pessoa, dois dos mais importantes poetas da língua portuguesa, Cleonice é também professora emérita da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Desde 27 de novembro de 1975, é Acadêmica correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, classe de Letras. Exerce ainda a atividade de pesquisadora do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Entre as suas principais obras estão Estudos camonianos, de 1973 e ampliada em 2000; Obras em prosa: Fernando Pessoa, de 1986; A passagem das horas de Álvaro Campos; de 1988; Poemas de Álvaro Campos, impressa em Lisboa em 1990; e Fernando Pessoa: outra vez te revejo..., de 2004.

Fonte: Jornal "O Dia On Line", acessado em 02 de abril de 2010.

Para saber mais sobre Cleonice Berardinelli e ter uma verdadeira aula sobre Literatura, assista ao vídeo a seguir:




 
l