POSTAGEM 14: E se todo mundo ficasse cego?

Olá internauta. Faltam 86 dias para o ENEM e essa é a nossa postagem de número 14. A partir de hoje e até o dia 31, traremos alguns exercícios cobrados em avaliações anteriores, com seu respectivo gabarito e com um comentário exclusivo. Eles funcionam como uma revisão do conteúdo que já vimos das postagens anteriores. Vamos ao primeiro deles. Note que o texto fala sobre um dos principais livros do autor português José Saramago, Ensaio sobre a cegueira.


EXERCÍCIO RESOLVIDO

E se todo mundo ficasse cego?
Para José Saramago seria o caos. Em seu livro Ensaio sobre a Cegueira, o mundo praticamente acaba enquanto a humanidade vai perdendo a visão. Mas para a ciência as coisas poderiam tomar um caminho diferente. “Há várias tecnologias que ajudariam: bengalas ultrassônicas que podem indicar se há objetos pela frente ou até robôs que atuariam como cães-guia”, diz o especialista em robótica Darwin Caldwell (...). Além disso, precisaríamos de coisas como carros que andam sozinhos e máquinas capazes de substituir médicos em cirurgias. Mas como esses carros — robôs e outros aparelhos seriam construídos sem ninguém para ver que peça apertar? Fábricas totalmente automatizadas também não estão longe de ser realidade. “Robôs seriam capazes de se autoconstruir”, diz Ken Young, presidente da Associação Britânica de Automação e Robótica. Ou seja: se a cegueira generalizada se espalhasse devagar, daria para a gente remodelar o mundo – mudando tudo para que nada mude. Com algumas adaptações, claro.

CINQUEPALMI, João Vito. E se todo mundo ficasse cego? Superinteressante. Sao Paulo, n. 264, p. 48, abr. 2009.

Apesar de poderem coexistir várias funções da linguagem em um mesmo texto, normalmente uma delas é predominante. Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
a) Apesar de citar um texto literário, em que a função poética normalmente aparece, o texto apresentado tem a predominância da função referencial, já que o autor faz referência a soluções científicas para problemas.
b) O texto é metalinguístico, pois faz uma grande reflexão sobre como a linguagem se estrutura.
c) Como o autor está muito envolvido com a questão hipotética de uma cegueira generalizada, podemos afirmar que no texto predomina a função emotiva, em que seus sentimentos são destacados.
d) Como o título do texto e uma pergunta, há nele o predomínio da função apelativa, já que o leitor é convencido a tomar certas atitudes.
e) Percebemos no texto a preocupação em destacar o canal de comunicação entre o autor e o leitor, portanto a função que predomina nesse texto e a fática.

RESPOSTA: A
COMENTÁRIO DO LES!: Este exercício cobra de uma maneira bem eficaz, o conteúdo pedido na Habilidade 19 do ENEM: “Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução”. É interessante que o enunciado deixa claro que podem aparecer várias funções da linguagem num mesmo texto e que sempre uma acaba predominando. Neste caso, há o predomínio da Função Referencial, já que o autor enfatiza o assunto, também chamado de referente.


 
l