POSTAGEM 17: “Piá branca nenhuma corria mais do que ela”

Olá internauta. Faltam 83 dias para o ENEM e essa é a nossa postagem de número 17. Hoje vamos trazer o último exercício desta primeira fase do nosso curso. Escolhi uma questão que trabalha a teoria dos gêneros, como  ontem.


Leia o poema de Manuel Bandeira e assinale a alternativa correta.

CUNHANTÃ
Vinha do Pará
Chamava Siquê
Quatro anos. Escurinha. O riso gutural da raça;
Piá branca nenhuma corria mais do que ela.
Tinha uma cicatriz no meio da testa:
Que foi isso, Siquê?
Com voz de detrás da garganta, a boquinha tuira:
Minha mãe (a madrasta) estava costurando
Disse vai ver se tem fogo
Eu soprei eu soprei eu soprei não vi fogo
Ai ela se levantou e esfregou com minha cabeça na brasa
Riu, riu, riu...
Uêrêquitáua.
O ventilador era coisa que roda.
Quando se machucava, dizia: Ai Zizuis!


PIÁ: criança


a) A presença de diálogo e de narração acusa interferência do gênero épico e do gênero dramático e, consequentemente, ausência de lirismo.
b) A incorporação de linguagem coloquial e oral (“Ai Zizuis!”) acentua o caráter modernista do texto, mas contribui para comprometer a sua poeticidade.
c) A presença do diminutivo (escurinha, boquinha) contribui para simplificar a expressão e também para marcar o universo infantil de Siquê.
d) O uso de verso livre e a ausência de rimas compromete a musicalidade do texto — característica lírica praticamente ausente, devido ao prosaísmo de expressão.
e) Em termos de gênero literário o texto acima se classifica perfeitamente aos moldes dramáticos clássicos.


GABARITO: C
COMENTÁRIO DO LÉS!: Escolhi esse exercício porque ele tem uma característica que vem aparecendo bastante nas questões do ENEM. Observe os trechos em destaque: na letra a) “...e, consequentemente, ausência de lirismo”;  b) “...mas contribui para comprometer a sua poeticidade”; d) “compromete a musicalidade do texto”; e) “se classifica perfeitamente aos moldes”. Quando aparecerem as expressões assinaladas, quase sempre a alternativa estará errada. No caso deste exercício, as palavras não podem ser vistas justamente na alternativa correta. Fique atento!


ATENÇÃO
A partir de amanhã vamos falar das escolas literárias. Fique atento!!!


 
l