POSTAGEM 23: Um Sherlock Holmes da Idade Média

Olá internauta. Faltam 77 dias para o ENEM e essa é a nossa postagem de número 22. Seguindo nosso cronograma semanal, hoje vamos falar sobre cinema. As obras cinematográficas aqui sugeridas serão, antes de tudo, uma oportunidade para mergulharmos no contexto histórico dos movimentos literários e entendermos qual era o pensamento vigente na época em que os livros foram escritos. Como estamos falando de Literatura medieval (Trovadorismo e Humanismo), sugiro a vocês assistirem ao filme O nome da rosa, dirigido por Jean-Jacques Annaud e estrelado por Sir Sean Connery e Christian Stater.

No filme, temos o momento histórico do Humanismo, ou seja, a passagem do teocentrismo medieval (representado pelos monges que creditam uma série de assassinatos acontecidos em seu mosteiro à figura do demônio) para o antropocentrismo renascentista (representado por William de Baskerville, personagem de Sean Connery, que não aceita o mistério e procura uma justificativa racional para os crimes). Para abrir o apetite, temos abaixo a ficha técnica e uma sinopse retiradas do site AdoroCinema, além de alguns trechos dublados do filme. Um bom filme, uma boa diversão e um bom estudo.

FICHA TÉCNICA
Título original: (Der Name Der Rose)
Lançamento: 1986 (Alemanha)
Direção: Jean-Jacques Annaud
Atores: Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger, Elya Baskin.
Duração: 130 min
Gênero: Ficção

SINOPSE
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.


Abaixo, um vídeo com trechos do filme:




MAIS FILMES QUE FALAM SOBRE A ÉPOCA MEDIEVAL DA LITERATURA:

EXCALIBUR
Título original: (Excalibur)
Lançamento: 1981 (Inglaterra)
Direção: John Boorman
Atores: Nigel Therry, Helen Mirren, Nicholas Clay, Cherie Lunghi.
Duração: 142 min
Gênero: Épico

TRISTÃO E ISOLDA
Título original: (Tristan + Isolde)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Kevin Reynolds
Atores: James Franco, Sophia Myles, Rufus Sewell, David O'Hara.
Duração: 125 min
Gênero: Romance
  
AS BRUMAS DE AVALON
Título original: (The Mists of Avalon)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Uli Edel
Atores: Anjelica Huston, Julianna Margulies, Samantha Mathis, Caroline Goodall.
Duração: 180 min
Gênero: Aventura

FONTE DAS FICHAS TÉCNICAS E DA RESENHA: Adorocinema



 
l