Legião Urbana e o Trovadorismo português

Uma banda não e grande por acaso. Abaixo, um vídeo com a interpretação da Legião Urbana para uma cantiga de amor, típica do Trovadorismo português. 

Nela, podemos constatar as principais características deste tipo de texto: o eu lírico masculino, a vassalagem amorosa e a coita. A canção "Love song" está presente no álbum  Legião Urbana V.




LOVE SONG

Pois nasci nunca vi amor
E ouço del sempre falar
Pero sei que me quer matar
Mais rogarei a mia Senhor
Que me mostr'aquel matador
Ou que m'ampare del melhor




Não deixe de comentar e avaliar esta postagem. Precisamos SEMPRE do seu retorno. Desde já agradecemos.


1 comment

13 de dezembro de 2014 19:38

Como pode duas manifestações culturais tão distantes cronologicamente se relacionar de maneira tão efusiva. Literatura e música possibilitam ao leitor/ouvinte viajar por “mares nunca dantes navegados” e o que se percebe na voz de Renato Russo (Legião Urbana) é um “casamento perfeito”, uma harmonia artística que permite-nos apaixonar ainda mais pelo “belo”. Trovadorismo (primeira escola literária portuguesa) é, pelas “trovas” da banda Legião Urbana a manifestação do eu-lírico apaixonado masculino que amo sua senhora e roga pela morte por não tê-la (a amada) em seus braços; o que nos possibilita ser também enamorados pela literatura e pela música, logo, pela arte como um todo. E de arte Renato Russo e companhia entendem bem! Quanto ao blog, no geral, muito objetivo, chamativo, atualizado e envolvente, o que configura-se como uma ferramenta poderosíssima em prol da leitura e, por extensão, do conhecimento. -- ELIZABETH RIBEIRO DI TROCHHIO

Reply
Postar um comentário
 
l