O blog

Histórico Literatura éshow!

março de 2006
O blog é criado, juntamente com a primeira comunidade “Literatura é show” (já excluída) no Orkut. Durante quase todo ano, tivemos apenas uma postagem idiota que dizia: AGUARDE! EM BREVE, TEREMOS NOVIDADES NESTE ESPAÇO.

novembro de 2006
A primeira postagem (também excluída) foi o poema “O bicho”, de Manuel Bandeira.

dezembro de 2006 a fevereiro de 2007
O blog é utilizado para a divulgação do gabarito de alguns exercícios sobre o livro “Contos novos”, de Mário de Andrade. A aula havia sido ministrada no INEI COC Pré-Vestibulares em Uberlândia, para mais ou menos 100 alunos e apenas 1 “baixou” o documento com as respostas. Nessa mesma época, foi feita uma pequena série de postagens, das quais algumas ainda estão aqui. Mas eram sempre textos conhecidos, algumas notícias copiadas da Internet, coisas assim. Essa série durou de 15 de dezembro de 2006 até o início de fevereiro de 2007.

fevereiro de 2007 a julho de 2009
O blog é utilizado apenas para divulgação de exercícios e gabaritos. Nada mais. Pouquíssimas pessoas passam por aqui.

julho de 2009
Nas férias de 2009, o blog ganhou um dinamismo completamente diferente. Do dia 13 ao dia 31, foram mais de 30 postagens. Dentre elas, vídeos, jogos, livroclips, músicas, sugestões de filmes etc. Nesta mesma época, ele passa a contar com domínio próprio (antes o endereço era literaturaeshow.blogspot.com).

setembro a dezembro de 2009
O les! ganha nova roupagem e a professora Daniela Maria Barbosa, de Brasília, participa como convidada. Isso possibilita a inclusão de conteúdos de Gramática e Redação. Nesta época, o blog sofre inúmeras mudanças visuais.

dezembro de 2009 a julho de 2011
O les! volta a enfocar apenas Literatura. São incorporados os blogs “Canastraminha” e “Cacos de dentro”, além dos vídeos do “Projeto Lendo +”. É lançada também uma nova organização e as postagens tornam-se constantes. Como consequência, a participação dos leitores cresce muito. Em 31 de maio de 2010, vai ao ar nossa postagem campeã de visualizações e comentários, sobre Literatura erótica e pornográfica (reeditada como a última postagem do Projeto ENEM 100 problemas).

15 julho de 2011 a 15 de outubro de 2011
Através do Projeto ENEM 100 problemas, são lançadas ou reeditadas 100 postagens do blog, em preparação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Apenas durante esse período, o les! recebe mais de 13.000 visitas, gerando um total de quase 35.000 visualizações de página (quase 50% do total até então).

outubro de 2011
Com a conclusão antecipada do Projeto ENEM 100 problemas, são lançadas várias novidades como as seções “Cantar de amigos”, “Poema diMinuto”, “Curta essa frase”, “Chicolatria”, “Histórias do Beleléu”, “Folheteen”, entre outras. O blog passa a contar com alguns colaboradores fixos e outros esporádicos. É lançada a fan page do blog no Facebook, as postagens diárias são assumidas como um compromisso com  o público leitor.

novembro de 2011
Logo no primeiro dia de novembro é lançado oficialmente o Tumblr Literatura éshow!. Mais uma forma de espalhar a Literatura pela Internet. Ainda no início deste mês, o les! passa a fazer parte do Culturas em Rede, uma rede brasileira para sites e blogs que promovem a cultura. A partir do dia 15 de novembro, o blog ganha um novo visual, que já antecipa algumas novidades agendadas para o ano de 2012.

janeiro de 2012
Durante as férias de janeiro, o blog passa por uma espécie de recesso. Neste mesmo momento, a página no Facebook é alimentada diariamente, e muitas imagens, links, vídeos etc são compartilhados pelos usuários. O destaque foram as fotos do álbum "Feliz ano letivo" que, divulgadas pela página Professor por vocação, tiveram juntas mais de 5.100 compartilhamentos, o que fez com que várias pessoas conhecessem o blog e "curtissem" a fanpage.

fevereiro de 2012
As listas de exercícios começam a ser disponibilizadas pelo blog, para reforçar o material de conteúdo próprio. Esta página terá atualização semanal e até o final de 2012 abrangerão todo o conteúdo da Literatura.

março de 2012
Para comemorar seus 6 anos, o Literatura éshow! lança o Festival Vinícius de Moraes, com várias postagens diárias que têm como tema este grande poeta da Língua Portuguesa. O blog é indicado pelo Portal InfoEnem como um dos dez melhores sobre Literatura do Brasil, obtendo nota máxima em "Conteúdo" e "Atualização".




ALGUMAS IMAGENS DO BLOG:








 
l